Como Escovar os Dentes de um bebê

Um dos cuidados básicos para a manutenção da saúde  geral de seu filho é o hábito da higiene oral  e isto significa,    limpar os dentes,  as gengivas, as bochechas e a lingua.

A placa bacteriana é uma película incolor que se adere à superfície dos dentes. É formada por bactérias colonizadoras da cavidade oral,  alguns  componentes da saliva e  restos dos  alimentos que ingeridos,  principalmente os que contém  açúcar, pois são facilmente fermentados.  A placa bacteriana  é a responsável pelo aparecimento das cáries e dos problemas gengivais.

Porque  e como fazer a higiene oral em bebês:

A higiene oral  em bebês,  ganha grande  importância pois além da limpeza ,  este  procedimento também  vai facilitar que seu filho se familiarize com a atividade, tornando-a um habito. Por isso, deve-se  iniciar esta higiene o mais cedo possível, mesmo antes dos dentes erupcionarem.  Com uma gase envolta no seu dedo indicador  procure remover delicadamente,  os restos de leite ou  das papinhas que se acumulam sobre a língua, próximo às bochechas e no canto da boca.  Faça isso sempre que a criança se alimentar e principalmente antes de colocar o bebê para dormir, tomando o cuidado de restringir seus movimentos para não estimular os reflexos nauseosos da criança.

dentifrício + fio dental

O emprego do creme dental (0 à 3 anos)  não é necessário  e caso venha a faze-lo, deve-se dar preferência aos cremes dentais sem fluor e usado com  moderação, em pequenas quantidades, pois nesta fase a criança ainda não sabe cuspir.  

Orientação de quantidade de creme dental:

de 2  a 8 dentes: tamanho do grão de alpiste.

10 a 16 e 20 dentes: tamanho do grão de ervilha.

A escovação deve ser complementada com o uso do fio dental para limpeza entre os dentes. Inicie quando a criança já estiver com os  primeiros dentes, pelo mesmo motivo da escovação, para se familiarizar, pois rapidamente será tão necessário quanto a escovação.

Técnica de higiene

Em casos de bebês pequenos, sugerimos que a higienização seja realizada no trocador de fraldas ou sobre a cama. Quando a criança estiver maior, ela poderá ficar recostada com a cabeça nas pernas da mãe. É importante boa visibilidade e posição segura para evitar movimentos bruscos da criança que podem ferí-la. O cirurgião dentista odontopediatra vai ensinar qual a melhor posição de acordo com a idade de seu filho.

É recomendável que você vá distraindo a criança com histórias ou músicas durante o procedimento. Independente da técnica a ser utilizada, é importante que a higiene seja realizada sobre todos os lados de todos os dentes e gengivas.

Um método efetivo para remover a placa é realizar uma verdadeira faxina em todos os dentes complementado pelo uso do fio dental.

Para assegurar uma boa saúde oral à seu filho, siga essas 3 regras básicas:

  1. Higienização diária,
  2. Diminuição do consumo de açúcares e
  3. Visitas regulares ao odontopediatra.

Deixe um comentário

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline